Aula 6


2 comentários:

  1. Oi professora é a Ana Claro meu endereço do Blogger é:
    http://emerick735.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Professora espero que desta vez de certo: Questionário
    1- Educação aprende-se independente da escola, coincide com a própria existência humana. Enquanto a escola começa a existir para ocupação do ócio.

    2-A educação é funcional ao sistema capitalista, não é apenas ideologicamente, mas também economicamente, enquanto qualificadora da mão de obra, ou seja, força de trabalho.

    3-O surgimento da escola é devido a ocupação do ócio.

    4-Neste sentido é que a sociedade capitalista rompe com a ideia de comunidade para trazer, com toda força, a ideia de sociedade. Sendo assim, a sociedade capitalista traz a marca de um rompimento com a estratificação de classes.

    5-Sociedade de proprietários livres. Considera-se o trabalhador como proprietário da força de trabalho e que vende essa força de trabalho mediante contrato celebrado com o capitalista. isto rompe com o caráter servil da Idade Média. A sociedade moderna arranca o trabalhador do vínculo com a terra e o despoja de todos os seus meios de existência. Ele fica exclusivamente com sua força de trabalho, obrigado, portanto, a opera-la com meios de produção que são alheios

    6-A sociedade contratual, baseada nas relações formais, centradas na cidade e na indústria vai trazer consigo a exigência de generalização da escrita, o que era algo secundário e subordinado

    7- Quase como dizer que se da com uma mão e se tira com a outra. Ela se amplia e se esvazia ao mesmo tempo. Estende-se, mas perde substancia, coloca-se uma série de atividades que acabam descaracterizando-a, cuida de tudo, menos de ensinar e instruir.

    8- Quer dizer: É preciso um mínimo de instrução para os trabalhadores e este mínimo é positivo para a ordem capitalista, mas ultrapassando esse mínimo, entra-se em contradição com essa ordem social, afinal saber é força produtiva. a sociedade converte a ciência em potencia material. Bacon afirmava: " saber é poder".

    9- Elaborou, sistematizou essas formas. Com esse procedimento, ele desapropriou os trabalhadores daquele saber, elaborou-o e desenvolveu-o na forma parcelada.

    10- Foi sob o impacto da revolução industrial que os principais países se entregaram à tarefa de construir os seus sistemas nacionais de ensino, generalizando, assim, a escola básica. Colocou a máquina no centro do processo produtivo; esta erigiu a escola em forma principal e dominante de educação

    11- Porque não passarão de promessas blandiciosas
    É um grande desafio interposto à educação pela introdução de novas tecnologias em empresas brasileiras.

    Ana Lúcia de Andrade Claro


    ResponderExcluir