Aula 3

O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS


Texto : o trabalho com principio educativo - novas tecnologias - DERMEVAL SAVIANI from Claudinéia da Silva


ESTUDO DIRIGIDO :

Com base no texto: O trabalho como principio educativo frente as novas tecnologias de Dermeval Saviani, responda as questões apresentadas abaixo.

Qual a diferença entre Educação e Escola?

Explique em poucas palavras a “Teoria do Capital Humano” e o “Sistema de Produção Capitalista”. Fale sobre a origem de ambos.

Discorra segundo Saviani, sobre a origem da escola.

No texto o autor afirma que: “Nas sociedades modernas as relações capitalistas deixam de ser naturais para serem dominantemente sociais”. Comente.

O autor afirma que a “Liberdade estava vinculada a propriedade”. Comente.

Por que  a escola começou a ser considerada agência educativa ligada as necessidades do progresso?

O autor comenta que a escola hoje é hipertrofiada, secundarizada e desvalorizada. Comete.

Explique a afirmação: “Instrução para os trabalhadores, porém, em doses homeopáticas”.

NA idade moderna existia uma contradição que se inseria na essência do  capitalismo: o trabalhador não pode ter meio de produção, não pode deter o saber, mas, sem o saber, ele também não pode produzir, porque para transformar a matéria precisa dominar algum tipo de saber. Com Taylor contornou essa constradição?

Explique porque a Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional?


Por que o autor afirma que “sem um sistema educacional consolidado sobre a base de uma escola elementar comum universalizada, não será possível modernizar o parque produtivo nacional”?

7 comentários:

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  2. 1- Qual a diferença entre Educação e Escola?
    A educação é uma palavra usada para definir o comportamento humano. É algo que o ser humano adquire com o tempo e não de uma hora para a outra. Já a escola é um local ou instituição onde os alunos aprendem a ler, escrever, trocar informações e etc.
    2- Explique em poucas palavras a “Teoria do Capital Humano” e o “Sistema de Produção Capitalista”. Fale sobre a origem de ambos.
    Na Teoria do Capital Humano a educação passa a ser entendida como algo não meramente ornamental mas decisivo para o desenvolvimento econômico. Já o Sistema de Produção Capitalista consideram que a educação é funcional ao sistema capitalista, não apenas ideologicamente, mas também economicamente enquanto qualificadora da mão de obra.
    3- Discorra segundo Saviani, sobre a origem da escola.
    Existiam três tipos de escola: os grupos escolares constituíram um fenômeno urbano, já que no
    meio rural ainda predominou por muito tempo as escolas isoladas. A escola eficiente para a
    formação e seleção das elites foi o grupo escolar, pois a questão do ensino para as massas
    populares só esteve presente na reforma paulista de 1920. Já que possuíam turmas seriadas os
    grupos escolares também eram conhecidos como escolas graduadas
    4- No texto o autor afirma que: “Nas sociedades modernas as relações capitalistas deixam de ser naturais para serem dominantemente sociais”. Comente.
    A sociedade capitalista rompe com a ideia de comunidade para trazer com toda a força a idéia de sociedade. Sendo assim, a sociedade capitalista traz a marca de um rompimento com a estratificação de classes.
    5- O autor afirma que a “Liberdade estava vinculada a propriedade”. Comente.
    A noção de liberdade, como princípio do modo de organização moderna, que está caracterizada na ideologia do liberalismo, significa que cada um é livre para dispor de sua sociedade.
    6- Por que a escola começou a ser considerada agência educativa ligada as necessidades do progresso?
    Isto também está ligado ao papel político da educação escolar enquanto formação para cidadania, formação do cidadão. Significa formar para a vida na cidade, para ser sujeito de direitos e deveres da vida moderna, centrada na cidade e na industria.
    7- O autor comenta que a escola hoje é hipertrofiada, secundarizada e desvalorizada. Comete.
    Ou seja, surgiu também nos dias de hoje um discurso que que tende a afirmar que a educação escolar não é a única forma de educação e sequer a principal. É muito comum hoje afirmar-se que a escola é uma das formas de educação, uma entre muitas e, entre estas não é a principal.
    8- Explique a afirmação: “Instrução para os trabalhadores, porém, em doses homeopáticas”.
    É preciso um mínimo de instrução para os trabalhadores e este mínimo é positivo para a ordem capitalista, mas, ultrapassando esse mínimo, entra-se em contradição com essa ordem social.
    9- NA idade moderna existia uma contradição que se inseria na essência do capitalismo: o trabalhador não pode ter meio de produção, não pode deter o saber, mas, sem o saber, ele também não pode produzir, porque para transformar a matéria precisa dominar algum tipo de saber. Com Taylor contornou essa contradição?
    Ele elaborou, sistematizou essas formas. Com esse procedimento, ele desapropriou os trabalhadores daquele saber, elaborou-o desenvolveu-o na forma parcelada.
    10- Explique porque a Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional?
    Foi sobre o impacto da Revolução Industrial que os principais países se entregaram a tarefa de constituir os seus sistemas nacionais de ensino, generalizando, assim, a escola básica. A Revolução industrial colocou a máquina no centro do processo produtivo; esta erigiu a escola em forma principal e dominante da educação.
    11- Por que o autor afirma que “sem um sistema educacional consolidado sobre a base de uma escola elementar comum universalizada, não será possível modernizar o parque produtivo nacional”?

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  3. 1- Qual a diferença entre Educação e Escola?
    A educação é uma palavra usada para definir o comportamento humano. É algo que o ser humano adquire com o tempo e não de uma hora para a outra. Já a escola é um local ou instituição onde os alunos aprendem a ler, escrever, trocar informações e etc.
    2- Explique em poucas palavras a “Teoria do Capital Humano” e o “Sistema de Produção Capitalista”. Fale sobre a origem de ambos.
    Na Teoria do Capital Humano a educação passa a ser entendida como algo não meramente ornamental mas decisivo para o desenvolvimento econômico. Já o Sistema de Produção Capitalista consideram que a educação é funcional ao sistema capitalista, não apenas ideologicamente, mas também economicamente enquanto qualificadora da mão de obra.
    3- Discorra segundo Saviani, sobre a origem da escola.
    Existiam três tipos de escola: os grupos escolares constituíram um fenômeno urbano, já que no
    meio rural ainda predominou por muito tempo as escolas isoladas. A escola eficiente para a
    formação e seleção das elites foi o grupo escolar, pois a questão do ensino para as massas
    populares só esteve presente na reforma paulista de 1920. Já que possuíam turmas seriadas os
    grupos escolares também eram conhecidos como escolas graduadas
    4- No texto o autor afirma que: “Nas sociedades modernas as relações capitalistas deixam de ser naturais para serem dominantemente sociais”. Comente.
    A sociedade capitalista rompe com a ideia de comunidade para trazer com toda a força a idéia de sociedade. Sendo assim, a sociedade capitalista traz a marca de um rompimento com a estratificação de classes.
    5- O autor afirma que a “Liberdade estava vinculada a propriedade”. Comente.
    A noção de liberdade, como princípio do modo de organização moderna, que está caracterizada na ideologia do liberalismo, significa que cada um é livre para dispor de sua sociedade.
    6- Por que a escola começou a ser considerada agência educativa ligada as necessidades do progresso?
    Isto também está ligado ao papel político da educação escolar enquanto formação para cidadania, formação do cidadão. Significa formar para a vida na cidade, para ser sujeito de direitos e deveres da vida moderna, centrada na cidade e na industria.
    7- O autor comenta que a escola hoje é hipertrofiada, secundarizada e desvalorizada. Comete.
    Ou seja, surgiu também nos dias de hoje um discurso que que tende a afirmar que a educação escolar não é a única forma de educação e sequer a principal. É muito comum hoje afirmar-se que a escola é uma das formas de educação, uma entre muitas e, entre estas não é a principal.
    8- Explique a afirmação: “Instrução para os trabalhadores, porém, em doses homeopáticas”.
    É preciso um mínimo de instrução para os trabalhadores e este mínimo é positivo para a ordem capitalista, mas, ultrapassando esse mínimo, entra-se em contradição com essa ordem social.
    9- NA idade moderna existia uma contradição que se inseria na essência do capitalismo: o trabalhador não pode ter meio de produção, não pode deter o saber, mas, sem o saber, ele também não pode produzir, porque para transformar a matéria precisa dominar algum tipo de saber. Com Taylor contornou essa contradição?
    Ele elaborou, sistematizou essas formas. Com esse procedimento, ele desapropriou os trabalhadores daquele saber, elaborou-o desenvolveu-o na forma parcelada.
    10- Explique porque a Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional?
    Foi sobre o impacto da Revolução Industrial que os principais países se entregaram a tarefa de constituir os seus sistemas nacionais de ensino, generalizando, assim, a escola básica. A Revolução industrial colocou a máquina no centro do processo produtivo; esta erigiu a escola em forma principal e dominante da educação.
    11- Por que o autor afirma que “sem um sistema educacional consolidado sobre a base de uma escola elementar comum universalizada, não será possível modernizar o parque produtivo nacional”?

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  4. Qual a diferença entre Educação e Escola?
    R=Educação é algo que é adquirido ao logo dos anos com os pais, professores. É a palavra usada para definir o conhecimento que foi adquirido. Escola é um dos locais onde somos educados.

    Explique em poucas palavras a “Teoria do Capital Humano” e o “Sistema de Produção Capitalista”. Fale sobre a origem de ambos.
    R=A teoria de capital humano nos diz que a educação é importante para o desenvolvimento humano, no sistema de produção capitalista a educação é importante para a qualificação no trabalho. Foi na década de 60 as crianças não podiam mais trabalhar pois muitas não possuíam qualificação e mandando elas para a escola se conseguiria a qualificação necessária.

    Discorra segundo Saviani, sobre a origem da escola.
    R=A escola se origina a partir do momento que o homem constrói as diferenças sociais é ai que começa a escola para mostrar como cada classe social deve se comportar.

    No texto o autor afirma que: “Nas sociedades modernas as relações capitalistas deixam de ser naturais para serem dominantemente sociais”. Comente.
    R= Toda pessoa que fosse um capitalista bem sucedido era rico e tinha prestigio então a ambição do capitalismo aumenta por causa das pessoas pensarem apenas no sucesso, glamour e em serem importantes.

    O autor afirma que a “Liberdade estava vinculada a propriedade”. Comente.
    R= O como ele diz o trabalhador tem a mão de obra, ele vende sua mão de obra por dinheiro sua mão de obra é uma propriedade, é isso que ele quer dizer, se nós temos algo a oferecer a sociedade nós temos propriedade.

    Por que a escola começou a ser considerada agência educativa ligada as necessidades do progresso?
    R= Porque é com o estudo que se qualifica uma pessoa, ela estando qualificada ela trará progresso em seu serviço.

    O autor comenta que a escola hoje é hipertrofiada, secundarizada e desvalorizada. Comete.
    R= As pessoas não acham mais a escola importante, a escola para elas é uma obrigação de se fazer.

    Explique a afirmação: “Instrução para os trabalhadores, porém, em doses homeopáticas”.
    R= Os trabalhadores não estão tendo uma qualificação em grande quantidade mais sim em pouca.

    NA idade moderna existia uma contradição que se inseria na essência do capitalismo: o trabalhador não pode ter meio de produção, não pode deter o saber, mas, sem o saber, ele também não pode produzir, porque para transformar a matéria precisa dominar algum tipo de saber. Com Taylor contornou essa constradição?

    Explique porque a Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional?
    R= Com a revolução industrial as industrias precisavam de pessoas qualificadas para fazerem isso então os trabalhadores foram obrigados a voltar para escola para não perderem seus empregos.


    Por que o autor afirma que “sem um sistema educacional consolidado sobre a base de uma escola elementar comum universalizada, não será possível modernizar o parque produtivo nacional”?
    R= Porque sem o conhecimento necessário não a como modernizar a produção nacional, sem uma escola boa não a como se desenvolver.

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  5. 1- Qual a diferença entre Educação e Escola?
    A educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano. Já a escola é o local onde a educação formal ocorre.

    2- Explique em poucas palavras a “Teoria do Capital Humano” e o “Sistema de Produção Capitalista”. Fale sobre a origem de ambos.
    Na “Teoria do Capital Humano”, surgida na década de 60, a educação passa a ser entendida como algo não meramente ornamental, mas decisivo para o desenvolvimento econômico. No “Sistema de Produção Capitalista” considera-se que a educação é funcional ao sistema capitalista, não apenas ideologicamente, mas também economicamente, enquanto qualificadora da mão-de-obra.

    3- Discorra segundo Saviani, sobre a origem da escola.
    Segundo Saviani, ao surgir, na antiguidade grega, a propriedade privada e assim a sociedade de classes, a classe dominante, a dos proprietários, não precisava trabalhar para viver. É aí que está localizada a origem da escola. A palavra escola em grego significa o lugar do ócio. Portanto, a escola era o lugar a que tinham acesso as classes ociosas.

    4- No texto o autor afirma que: “Nas sociedades modernas as relações capitalistas deixam de ser naturais para serem dominantemente sociais”. Comente.
    A relações capitalistas deixam de ser estratificadas, hereditárias, e passam a ser sociais. Portanto, evidencia a passagem da “comunidade” para a “sociedade”.

    5- O autor afirma que a “Liberdade estava vinculada a propriedade”. Comente.
    O autor esclarece que o trabalhador, ao ver-se livre de seu vinculo com a terra, tem então a liberdade para vender sua mão de obra, que se considera sua propriedade.

    6- Por que a escola começou a ser considerada agência educativa ligada as necessidades do progresso?
    Pois a escola, como ferramenta educadora, viria a ser uma forma de progresso, já que a urbanização e a industrialização já não queriam, não necessitavam de mão de obra “bruta”, sem conhecimento. Portanto a escola viria acabar com a ignorância e assim ajudar no desenvolvimento de cidadãos críticos e sãos.

    7- O autor comenta que a escola hoje é hipertrofiada, secundarizada e desvalorizada. Comente.
    Chama-se atenção para o fato de que a educação escolar não é a única forma e nem a principal. É, sim, uma entre muitas formas de educação.

    8- Explique a afirmação: “Instrução para os trabalhadores, porém, em doses homeopáticas”.
    A instrução para os trabalhadores, segundo Adam Smith, era importante, pois tornava o trabalhador mais apito a viver em sociedade e assim colaborar com a mesma. Mas ele acreditava que a educação deveria ser mínima, para que não fugisse à ordem social vigente, por isso “homeopática”, que quer dizer o mínimo possível, “pouco a pouco”.

    9- Na idade moderna existia uma contradição que se inseria na essência do capitalismo: o trabalhador não pode ter meio de produção, não pode deter o saber, mas, sem o saber, ele também não pode produzir, porque para transformar a matéria precisa dominar algum tipo de saber. Com Taylor contornou essa contradição?
    Taylor sistematizou as formas do processo de produção cujo saber os trabalhadores dominavam. Desse modo o trabalhador deteria apenas o saber necessário para a sua função.

    10- Explique porque a Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional?
    Pois enquanto a Revolução Industrial colocou a máquina no centro do processo produtivo, por ser necessário ter o conhecimento para manejar e produzir tais maquinas, a revolução educacional erigiu a escola em forma principal e dominante de educação.

    11- Por que o autor afirma que “sem um sistema educacional consolidado sobre a base de uma escola elementar comum universalizada, não será possível modernizar o parque produtivo nacional”?
    Por conseqüência do grande desafio interposto à educação pela introdução de novas tecnologias em empresas brasileiras.

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  6. http://biancavalerio13.blogspot.com.br/

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